top of page

Economia Colaborativa

  • Foto do escritor: aheapsic
    aheapsic
  • 13 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de mai.


ree

ECONOMIA COLABORATIVA


Em contraste com a globalização econômica dominante, que prioriza lucro e crescimento sem considerar a justiça social e a sustentabilidade. O Coletivo-Rede AHéA! é desenvolvido na perspectiva da globalização alternativa que busca promover modelos econômicos baseados na colaboração.


O que é uma economia colaborativa híbrida?


O AHéA! atua com um modelo de economia colaborativa híbrida — uma proposta que reconhece o valor do cuidado, do tempo e do saber, sem romper com as exigências concretas do nosso tempo.Inspirado em formas ancestrais de troca, o projeto foi inicialmente sustentado sem transações financeiras. Por mais de um ano e meio, funcionamos com base em trocas, trabalho voluntário e redes de apoio. Com o tempo, percebemos que, para garantir continuidade, qualidade e expansão, era necessário criar um modelo mais sustentável e estruturado.Em 2025, passamos a integrar contribuições financeiras simbólicas, sem abrir mão da acessibilidade e da lógica colaborativa. O que propomos não é um retorno ao mercado tradicional, mas uma nova forma de circular valor — uma economia do cuidado, que combina justiça, compromisso e pertencimento.Hoje, entendemos que o problema não está no dinheiro em si, mas na forma como ele circula e organiza as relações sociais. Por isso, propomos outra lógica onde o cuidado e a qualificação não são um privilégio, mas um direito e um compromisso compartilhado.


Como funciona na prática:


Valorizamos as trocas não monetárias, como saberes, tempo e cuidado.

Reconhecemos o valor do trabalho e da colaboração.

Criamos formas acessíveis de participação, como bolsas, parcerias e serviços solidários.


Estamos em constante construção de um modelo que una o que temos de mais ancestral com o que temos de mais contemporâneo: rede, colaboração e propósito.

 
 
 

Comentários


bottom of page