top of page

Manifesto

  • Foto do escritor: aheapsic
    aheapsic
  • 13 de abr.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 15 de mai.



Os desafios da Psicologia no século 21:


A prática da Psicologia Clínica no século 21 exige muito mais do que técnicas aplicadas em consultórios isolados. Vivemos um tempo marcado por mudanças profundas: uma civilização digital em constante aceleração, uma crise multifatorial, e feridas históricas que ainda reverberam no corpo e no campo psicológico das pessoas.


No contexto do Brasil e da América Latina, essa realidade se complexifica. Cuidar da saúde psicológica aqui significa lidar com uma rede de atravessamentos que tocam gênero, raça, classe, sexualidade, território e acesso à informação.

No AHéA!, acreditamos que a perturbação não se encontra isolada na pessoa, mas na forma como ela se relaciona com o mundo. Por isso, não há uma escuta possível sem considerar marcadores sociais, história de vida e experiências de opressão e resistência. O sofrimento é consequência de um processo relacional entre o ser e o mundo.

A Psicologia do nosso tempo precisa ser ética, crítica, colaborativa e situada. Não há mais espaço para práticas que ignoram o mundo em que vivemos ou que tentam encaixar vidas singulares em fórmulas universais. O cuidado precisa ser plural, político e profundamente

humano.

O AHéA! nasce para responder a esse tempo — criando espaços de formação, escuta e transformação que consideram as feridas e os desafios do nosso tempo e território.

 
 
 

Comentários


bottom of page