top of page

Trilhas Formativas

  • Foto do escritor: aheapsic
    aheapsic
  • 13 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de mai.


ree

As Trilhas Formativas fazem parte do percurso formativo do AHéA! Lab. O primeiro programa de desenvolvimento é o TTFC (Treinamento em Técnicas Transversais e Fatores Comuns), que prepara a base técnica e ética para os aprofundamentos posteriores.


Após concluir o TTFC, as pessoas participantes seguem caminhos de aprofundamento pensados para integrar, com responsabilidade e escuta crítica, as urgências sociais às suas práticas clínicas.


Cada trilha é acompanhada por profissionais com experiência teórica e prática nos temas abordados, oferecendo supervisão, bibliografia crítica, espaços de discussão e trocas interdisciplinares.


TTFC — Treinamento das Técnicas Transversais e Fatores Comuns

O TTFC é o treinamento de qualificação base do AHéA! lab. É um programa de formação e desenvolvimento voltado para estudantes e profissionais da psicologia que desejam construir uma atuação clínica sólida, aplicável a qualquer abordagem dentro da psicologia e da psicoterapia.​


Com foco nos Fatores Comuns e nas Técnicas Transversais, o TTFC promove o desenvolvimento prático de habilidades fundamentais que sustentam uma prática clínica qualificada - como escuta ativa, validação, empatia, fluência verbal, construção de segurança subjetiva e outras competências.


O grande diferencial do TTFC está na combinação entre formação teórica e muitos exercícios realizados através das práticas deliberadas, oferecidos por meio de uma plataforma exclusiva para desenvolver e aprimorar o raciocínio clínico.


Terapias Afirmativas


As Terapias Afirmativas são voltadas para preparação em como atuar com as populações LGBTQIAPN+, construindo uma clínica ética, sensível às violências estruturais e comprometida com a dignidade subjetiva.


Essa formação busca fortalecer a escuta afirmativa e interseccional, que leve em consideração o impacto das desigualdades de gênero, sexualidade, raça e classe sobre o sofrimento psicológico.


É um estado para se aprofundar em abordagens clínicas que validem experiências não normativas, rompendo com lógicas patologizantes e acolhendo a singularidade de cada trajetória. 


Estudos Étnico-Raciais 


Essa trilha propõe uma formação crítica comprometida com o enfrentamento do racismo estrutural na clínica. As pessoas participantes estudam temas como branquitude, subjetividades negras, epistemicídio e colonialidade, ampliando a escuta para realidades atravessadas pela desigualdade racial.


Mais do que uma trilha temática, o programa de estudo Étnico-Racial do AHéA Lab! é um convite para revisar práticas, repensar saberes e construir, em rede, formas de cuidado mais justas, enraizadas na história e nas potências de cada pessoa atendida. As Trilhas Formativas fazem parte do compromisso do AHéA Lab! em formar profissionais que reconhecem a complexidade do sofrimento psicológico para atuarem de forma ética, situada e socialmente implicada.

​Oferecem participação em um modelo de economia colaborativa, contribuindo com atendimentos psicológicos supervisionados e acessíveis a pessoas que não teriam condições de arcar com acompanhamento clínico convencional.

 
 
 

Comentários


bottom of page